quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Escola de Relações Humanas

Caso você fosse dirigente organizacional, aplicaria na sua empresa as idéias da Escola de Relações Humanas e da Dinâmica dos Grupos?


Não creio que a Teoria Clássica e nem a Escola de Relações Humanas tenham a resposta para todas as situações administrativas. Assim, empregar as idéias da Escola de Relações Humanas e as Dinâmicas de Grupo pode ser eficaz dependendo do tipo de empresa e das circunstâncias. Por exemplo, existem dinâmicas de grupo bastante interessantes para serem aplicadas ao processo de contratação de novos funcionários, para integração, apresentação, avaliação de novos funcionários. Outras dinâmicas aplicam-se à comunicação e organização do grupo. Estas técnicas aliadas às idéias da Escola de Relações Humanas seriam particularmente úteis para empresas onde há um grande número de voluntários (Clubes de Serviços – Rotary, Lions, etc.) ou onde os funcionários são estáveis (repartições públicas, etc.). Por outro lado, pessoalmente, favoreço a existência de uma hierarquia bem estabelecida, onde cada funcionário deve se reportar ao seu chefe imediato e este se responsabiliza pelo desempenho de seus subordinados. É claro que esta forma de administração também tem sua aplicação preferencial em determinados tipos de atividades empresariais, tais como, instituições eclesiásticas, militares, orquestras, etc.

Em conclusão, a resposta adequada à pergunta formulada nesta atividade seria: “depende”. “Em minha empresa”, eu usaria algumas técnicas e idéias da Escola de Relações Humanas, mas não a administraria exclusivamente por estes métodos.

Sem comentários:

Enviar um comentário