sexta-feira, 16 de abril de 2010

Macroeconomia


Macroeconomia


A Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia. Deve ficar claro que a teoria e a política macroeconômica não conhecem limites geográficos; antes, elas visam estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos fluam livremente entre instituições e nações, a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.

Uma vez que a empresa deve operar no âmbito macroeconômico, é importante que o Administrador Financeiro esteja ciente de sua estrutura institucional. Precisa também estar alerta para as conseqüências de diferentes níveis de atividade econômica e mudanças na política econômica que afetam seu próprio ambiente de decisão.

Sem compreender o funcionamento do amplo ambiente econômico, o Administrador não pode esperar obter sucesso financeiro para a empresa. Deve perceber as conseqüências de uma política monetária mais restritiva sobre a capacidade da empresa obter recursos e gerar receitas. Precisa ainda conhecer as várias instituições financeiras e saber como estas operam para poder avaliar os canais potenciais de investimento e financiamento.

2 comentários:

  1. Adorei, sua explicação, ficou de um forma muito clara pra mim.
    Muito Obrigada pela ajuda e a explicação!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Maryg.moura,

    Fico feliz em ter ajudado. Espero que vc encontre bastante material útil neste blog.

    [ ]´s

    ResponderEliminar