quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Descobrimento do Brasil - Seminário de Cultura - Jeitinho Brasileiro

Oi, Pessoal,

Acabo de abrir o site do curso e verificar alguns aspectos da disciplina EAD 355: Seminário Temático de Cultura

No seu texto de apresentação da disciplina, os professores (Janete e Rafael) nos propõem a seguinte questão:

" Que país é esse?"

Na unidade I é apresentada e discutida a formação do Brasil. Nas palavras dos próprios professores:
Iniciaremos nossa reflexão sobre o Brasil, os brasileiros, nossa História e nossa cultura partindo do Processo Colonizador. As primeiras narrativas Históricas construiram o mito de uma paisagem abençoada por Deus e ao mesmo tempo habitada por selvagens. A imagem do Brasil e dos brasileiros como uma natureza paradisíaca e uma humanidade ameçadora ainda são representações atuais?

Acho que dentro desta linha, nada seria mais apropriado, inclusive com a data de hoje (22 de abril), que relembremos a carta de Caminha ao Rei de Portugal. Achei interessante a discussão apresentada em:



 http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_a_El_Rei_D._Manuel

acessado em 22 de abril de 2010.


É de grande interesse, para nosso curso de Administração Pública, o pedido que Caminha faz no último parágrafo da Carta.  Eis o trecho final com o referido pedido:

"E pois que, Senhor, é certo que tanto neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que de Vosso serviço for, Vossa Alteza há de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer singular mercê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro -- o que d'Ela receberei em muita mercê."

Caminha queria que D. Manuel libertasse da prisão o esposo de sua filha Isabel, preso por assalto e agressão. Acho que a carta de Caminha é a certidão de nascimento do "Jeitinho Brasileiro".

Arnaldo

Sem comentários:

Enviar um comentário