quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sinópse de Antigona de Sófocles

Se você, como eu, tem pouco conhecimento do Teatro Grego Clássico. Segue uma breve (e talvez pouco precisa) sinopse da peça de Sófocles: Antígona
Antígona - Sinopse

Finda a guerra entre Eteócles e Polinices pelo trono de Tebas. Os dois irmãos morrem em combate mútuo. Eteócles é enterrado com todas as honras de herói tebano, enquanto Creonte, tirano da polis e tio de ambos proibe que a Polinices seja dispensado quaisquer atenções.  Antígona avisa a Ismene (as duas irmãs dos mortos) que o tirano ameaça punir com a morte aquele que desobecer sua ordem. Mesmo assim, Antígona decide enterrar Polinices, afrontando ao regente. Flagrada cobrindo o cadáver de cinzas, conforme o costume funebre tebano, Antígona é levada a Creonte e condenada à morte.
Tirésias, o profeta, antevê desgraças para Creonte se mantiver sua sentença contra Antígona, pois essa desagradaria aos deuses. Após alguma relutância, Creonte volta atrás.  Todavia já era tarde demais para o tirano. Antígona se enforcara, deixando Haemon, seu futuro marido e filho de Creonte, em desespero. Responsabilizando o pai pelo suicídio de Antígona, Haemon suicida-se.  Eurídice, mulher de Creonte e mãe de Haemon, ao saber dos acontecimentos, também se mata. A Creonte restaria somente lamentar sua triste sina.
Preservou o trono , mas perdeu a família!!

Sem comentários:

Enviar um comentário