quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tarefa: Balança de Pagamentos e suas Componentes

1) Relacione o saldo em transações correntes do Balanço de Pagamentos, com a necessidade de buscar recursos externos para fechar o Balanço de Pagamentos.

A Balança de Pagamentos de um país é um registro das transações desse país com o resto do mundo durante um determinado período de tempo. A Balança de Pagamentos é composta por duas componentes principais:

  • A Balança de Transações Correntes que registra as exportações e as importações de mercadorias e de serviços;
  • A Balança de Capitais onde são registradas as compras e vendas de ativos;

Por princípio, a soma destas duas componentes será sempre zero, o que significa que, se por exemplo, a Balança de Transações Correntes for deficitária, o país será obrigado a financiar esse déficit. Na prática ainda existe a conta de erros e omissões.

Historicamente, o Brasil sempre complementou as suas necessidades de financiamento com poupança externa, às vezes na forma de investimentos estrangeiros, e outras na forma de divida. A diferença é que no primeiro caso temos um sócio, que compartilha dos riscos, no segundo um credor.

2) Relacione o saldo em transações correntes do Balanço de Pagamentos, com a necessidade de buscar recursos externos para fechar o Balanço de Pagamentos.

O saldo das transações correntes compõe, juntamente com o balanço de capitais, a Balança de Pagamentos. Assim sendo, mesmo quando o saldo das transações correntes for negativo, pode ser que o balanço de capitais seja suficientemente positivo para “fechar” a balança de pagamentos sem a necessidade de recursos externos.; Por outro lado, mesmo um saldo positivo nas transações correntes não garante que seja dispensável o recurso externo, pois o balanço de capitais poderia ser mais negativo. Concluímos que a informação do saldo de transações correntes isoladamente não permite decidir sobre a necessidade (ou não) de recorrer à poupança externa.


3) Relacione saldo em transações correntes do Balanço de pagamentos com reservas internacionais do país.

Quando a entrada líquida de capitais não for suficiente para cobrir o déficit de transações correntes (isto é, quando a Balança de Pagamentos acusa um déficit final), o país tem duas alternativas: perder reservas internacionais ou recorrer aos Capitais Compensatórios. Capitais Compensatórios são empréstimos de emergência, realizados para saldar o déficit total do Balanço de Pagamentos (não apenas o déficit de transações correntes).


4) Utilize os dados da planilha Excel (Síntese Balanço Pagamentos Brasil) disponível na plataforma da disciplina de Macroeconomia e faça um gráfico de linha (duplo) para os saldos de transações correntes e saldo do balanço de pagamentos. Após construir o gráfico relacione as duas variáveis (saldo de transações correntes e saldo do balanço de pagamentos).

No gráfico, verificamos a representação dos valores anuais das transações correntes (linha azul) e da balança de pagamentos (linha vermelha) desde 1967 até 2009. Podemos observar que o comportamento das duas curvas é bastante semelhante durante a maior parte do gráfico. Contudo, uma diferença dramática é notável entre o desempenho das transações correntes e a balança de pagamentos no ano de 2007. No referido ano, a contribuição da conta de capitais foi decisiva para o resultado auferido pelo balanço de pagamentos. O mesmo acontece em 2009, ainda que em menor proporção.

1 comentário: