quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tarefa de Sociologia Organizacional

 Indivíduo e Mudanças Sociais dos pontos de vista de Durkheim e de Weber
Max Weber


Para Durkheim, o objeto de estudo da sociologia é o fato social que teria três características básicas: coerção social, atuação independente do indivíduo e generalidade. Segundo sua teoria, a finalidade da sociologia seria explicar a sociedade, comparar diferentes sociedades e buscar soluções para a vida social. Ele acreditava que o fato social tinha existência própria, isto é, independia do que o indivíduo pensa ou faz.

Durkheim procurava encontrar o típico do conjunto, não necessariamente do individuo. Aplicava, então, um processo de formação de conceitos que pode ser nomeado como Histórico-Comparativo. Este método consiste em encontrar nas formações passadas de determinados agrupamentos sociais, elementos que possam ser usados para explicar fatos do presente.

Em suas investigações sobre mudanças sociais, Durkheim definiu o conceito de solidariedade que permitia a comparação entre as sociedades. Por exemplo, as sociedades primitivas obtinham sua coesão graças a Solidariedade Mecânica. Este tipo de solidariedade era característico de agrupamentos nos quais existia uma maior homogeneidade entre os indivíduos. Nestes casos, existe uma maior consciência coletiva, e as normas de convivência, o direito, teriam função apenas repressiva, tendo por objetivo a manutenção da ordem. Com o maior desenvolvimento da divisão do trabalho, e a maior diferenciação das tarefas, surge a Solidariedade Orgânica. Neste caso, a interdependência dos indivíduos se assemelha àquela dos órgãos de um ser vivo.

As idéias de Weber, por sua vez, são interpretadas por muitos sociólogos contemporâneos como complementares às de Marx. Weber discutiu questões que Marx não aprofundou e ele pensou sobre o indivíduo dentro de uma estrutura. Max Weber propõe que a Sociologia interprete o significado da ação social e, portanto, forneça uma explicação para a maneira como esta ação ocorre e os efeitos que ela produz.

Weber prestou particular atenção à religião. Por exemplo, ele considerou que os valores do Protestantismo contribuíram para o desenvolvimento do pensamento capitalista e às ações que levaram até a Revolução Industrial.Apesar de Weber desenvolver sua obra na mesma época que Emile Durkheim, as diferenças nas abordagens desenvolvidas por cada autor são significativas. Entre as mais importantes, certamente está o papel do indivíduo, pois, para Weber, o individuo se apresenta efetivamente como o centro da analise. Em outras palavras, ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles, mas que as normas sociais se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação.

No estudo das mudanças sociais, Max Weber reconheceu que o social é sempre momentâneo, instável. Weber introduziu um instrumento de análise sociológica, o tipo ideal. Uma das principais características do tipo ideal é o fato de que não corresponde à realidade, mas pode ajudar em sua compreensão. Apesar de estabelecido de forma racional, baseia-se nas escolhas pessoais daquele que analisa. Tipo ideal é um conceito teórico que se opõe à conceituação generalizadora, tal como esta é conhecida nas ciências naturais.

Em conclusão, segundo Weber, o indivíduo forma a sociedade; enquanto que, para Durkheim, a sociedade forma o indivíduo! Já na análise das mudanças sociais, Weber introduziu o tipo ideal fazendo oposição ao método comparativo dos positivistas como Émile Durkheim.

Sem comentários:

Enviar um comentário