sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Tarefa 3 - Seminário

Tarefa 3
Você conseguiu identificar para qual das correntes de interpretação do Brasil pende a preferência de Octavio Ianni? E qual ou quais dessas interpretações do Brasil você considera a mais convincente? Identifique-a (s) e apresente os argumentos que justifiquem a sua escolha.

Solução:

A leitura do texto da apostila não me parece ser suficiente para formar um juízo definitivo sobre a opinião pessoal de Octavio Ianni. Assim, decidi investigar um pouco sobre outros trabalhos deste autor. Ele foi um sociólogo brasileiro que nasceu em Itu em 1926 e faleceu em São Paulo em 2004. Ianni publicou dezenas de artigos e livros e manteve, durante décadas, uma carreira ativa dedicada ao ensino e pesquisa. Após sua morte, foi homenageado com um Dossiê (Estudos de Sociologia, Araraquara, 16, 165-205, 2004). O texto completo pode ser encontrado no sítio:

http://www.fclar.unesp.br/soc/revista/artigos_pdf_res/16/10resenhas.pdf

Eu acessei este conteúdo em 04 de novembro de 2010. Ianni, que foi discípulo de Florestan Fernandes, discutiu durante sua longa carreira a condição social do negro brasileiro. Mais que isso, a questão do negro no Brasil foi objeto de sua constante militância.

“Questiona, em seus trabalhos, não apenas a bibliografia consagrada sobre a questão ética, mas também os comportamentos que fundam as relações sociais no Brasil. Mostra como, ao definir-se a situação da população negra e mulata no Brasil, a raça é elemento dos mais importantes, pois funda a assimetria das relações sociais. Essa ausência de paralelismo nas trocas sociais leva à configuração de uma desigualdade perversa, não só porque impede que grande parte da população tenha acesso aos bens sociais, como opera como reprodutora da condição de excludência.” Maria Arminda do Nascimento ARRUDA em Estudos de Sociologia, Araraquara, 16, 169-171, 2004.

Em minha opinião, Ianni enxerga pontos de relevância para a formação em cada uma das vertentes listadas e procura extrair delas elementos que permitam, mais que compreender nossa sociedade, diminuírem as diferenças sociais, principalmente aquelas relativas aos problemas raciais.


Em minha visão, identifico o povo brasileiro como formado por indígenas, conquistadores portugueses, africanos trazidos como escravos, imigrantes europeus, árabes e asiáticos incorporados como trabalhadores livres. Unidos por uma relação baseada no escambo e na escravidão, no colonialismo e no imperialismo, na urbanização e na industrialização, por meio da qual se dá a formação de uma sociedade de castas, e, posteriormente, de uma sociedade de classes.

Reconheço o conceito de 'cordialidade' do brasileiro, de Sérgio Buarque de Holanda; a miscigenação racial e o Estado patriarcal de Gilberto Freyre; a discussão de nosso passado colonial, de Caio Prado Júnior; a análise de Raymundo Faoro quanto ao peso do Estado sobre a nação. Acredito que qualquer tentativa de se entender o Brasil passa por todos esses pensadores. Aí reside a grande importância da contribuição de Ianni: apresentar um pensamento rico permitindo que os interessados em entender o Brasil encontrem os aspectos fundamentais da formação cultural e política de todos os brasileiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário