segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Quem é José Ribamar de Araújo Costa? Parte 1

Maranhão


É verdade que quase ninguém sabe quem é José Ribamar, mas quase todo brasileiro conhece José Sarney!

Acredito que uma análise da carreira de José Ribamar, permita compreender o jeitinho brasileiro de se fazer política nos últimos 50 anos. É claro que antes de tentar proceder esta análise, devemos conhecer o currículo de José Ribamar. 

José Ribamar de Araújo Costa (24/04/1930), político e escritor brasileiro, foi o 31o Presidente do Brasil  (1985 a 1990) , Governador do Maranhão de 1966 a 1971, e Presidente do Senado de 1995 a 1997, 2003 a 2005, de 2009 a 2011 e de 2011 até o presente.

Bacharelou-se em Direito na Universidade Federal do Maranhão em 1953. Ingressou na carreira política em 1954, quando foi suplente de Deputado Federal pelo Partido Social Democrático (PSD).

Não conformado com a liderança partidária de Vitorino Freire (veja quem foi Vitorino Freire na parte 2 deste post), migrou para a União Democrática Nacional (UDN), onde foi eleito deputado federal em 1958 e 1962 e, com o apoio do Presidente Castelo Branco, elegeu-se Governador do  Maranhão em 1965.

Pela ARENA - Aliança Renovadora Nacional, foi eleito Senador em 1970 e 1978. Foi presidente  da ARENA e do partido que a sucedeu, o Partido Democrático Social  (PDS), durante o governo do Presidente João Figueiredo. Arena e PDS foram os partidos criados pela ditadura para dar sustentação política ao seu governo.

Em 1985,  descontente com a candidatura de Paulo Maluf à presidência da República, Sarney retirou-se do PDS para criar o Partido da Frente Liberal (PFL) e assim, aliar-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e concorrer à vice-presidência na chapa liderada por Tancredo Neves.


Tancredo e Sarney foram eleitos com 72,40% dos votos. A posse de Tancredo, que deveria a ocorrer em março, não ocorreu por doença e posterior morte do presidente-eleito. Coube a Sarney assumir a Presidência do Brasil.

Durante o governo Sarney, em 1985, realizaram-se as primeiras eleições diretas para prefeitos das capitais em vinte anos, foram legalizados os partidos políticos  clandestinos e extinta a censura. Em 1986, ocorreram as eleições para o Congresso Constituinte que promulgou a Constituição Brasileira de 1988. Foi também em seu governo que houve a primeira eleição presidencial direta do país desde 1960.

Seu mandato caracterizou-se por uma gravíssima crise econômica, que se transformou em um quadro de hiperinflação e moratória dos pagamentos da dívida externa.  Na tentativa de contornar o problema, instituiu o Plano Cruzado, em 1986. Em um primeiro momento, conseguiu certa contenção dos preços. O plano, contudo,  perdeu sua eficiência ao enfrentar uma grave crise de abastecimento e a volta da escalada inflacionária.

Juntos, Sarney e seu último ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, levaram o país ao fundo do fundo do poço. Inflação, que atingiu mais de 72% ao mês, foi acompanhada pelo descontrole da dívida pública, alta no desemprego e aumento da miséria. O Brasil apresentava forte queda na produtividade, desesperança e baixa autoestima.

Em 2009, como Senador pelo Amapá,  foi eleito pela terceira vez  Presidente do Senado. Apesar de enfrentar graves crises que mostravam sua vinculação direta com a chefia de oligarquias, nepotismo, atos secretos, favorecimento de interesses econômicos e políticos escusos, Sarney se elegeu pela quarta vez presidente do Senado em fevereiro de 2011.




E tem muito mais, infelizmente ...

Sem comentários:

Enviar um comentário