terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Quem é José Ribamar de Araújo Costa? Parte 2

 

Sobre Sarney e Victorino Freire

No Maranhão, repete-se com insistência que José Sarney derrotou Vitorino Freire. Isto foi repetido tantas vezes que muitos acabam acreditando. Afinal, a sabedoria popular diz que uma mentira repetida mil vezes acaba se tornando verdade.

Contudo, esta afirmação não corresponde à verdade. Nunca houve entre os dois um combate direto e definitivo. nunca disputaram eleição para um mesmo cargo.

  

Victorino Freire

A história mostra que José Sarney apenas substituiu Vitorino Freire no comando da atrasada política maranhense. E substituir, mesmo que a contragosto do substituído, é muito diferente de derrotar.



Primeiro é preciso ficar claro que Sarney é um produto do vitorinismo. Ele começou na política maranhense protegido pelo pai, o desembargador Sarney Costa, amigo de Vitorino Freire e presidente do TRE, num período em que as eleições no Maranhão eram marcadas por enormes fraudes eleitorais, montados para ajudar os candidatos do vitorinismo.

Em 1965, Sarney se elege governador do Maranhão iniciando ali a construção do seu próprio esquema de poder. Disputaram o governo naquela eleição três candidatos. Todos nascidos dentro do PSD, e do esquema de Vitorino.  

Coincidentemente, nenhum dos três foi lançado pelo próprio Vitorino Freire, que chegou naquela eleição politicamente fraco, rompido com o então governador Newton Bello e sem o controle do PSD, o partido que simbolizava o seu poder no Maranhão. 

Os concorrentes de Sarney naquela eleição foram Renato Archer e Costa Rodrigues. Sem força para lançar um candidato de sua confiança, Vitorino acabou, por exclusão e sem entusiasmo, apoiando Renato. Um apoio que visava mais atrapalhar a candidatura de Costa Rodrigues (lançada por Newton Belo) do que propriamente ajudar Renato Archer a ganhar a eleição.



Newton e Vitorino travaram ali uma grande batalha pelo controle do PSD. Ao final não houve vencedor e o PSD ficou impedido de participar da eleição de 65. Vitorino e Newton procuraram outros partidos para poder participar daquele pleito.



As chamadas Oposições Coligadas, grupo que reunia os adversários históricos de Vitorino, tinham no deputado federal Neiva Moreira uma opção para aquela disputa ao governo. Mas Neiva foi cassado pela ditadura e teve que ir para o exílio.

 Diante da falta de alternativa a oposição decidiu apoiar Sarney, que havia sido um dos primeiros a brigar com o governador Newton Bello. 

Para que o apoio a Sarney fosse formalizado tiveram que ser superadas sérias divergências do passado, quando Sarney foi publicamente acusado por essa mesma oposição de ser beneficiado pela fraude eleitoral orquestrada por seu pai.

 Mas as Oposições Coligadas serviram para Sarney apenas como moldura. Ele ganhou aquela eleição de 1965 por conta do esfacelamento do PSD e, principalmente, do apoio que recebeu da ditadura militar instalada no Brasil no ano anterior. Foi a ditadura que determinou a vitória dele!

Em resumo, a disputa  que enfraqueceu Victorino foi contra Newton Bello. Ambos, perderam, pois ficaram fracos politicamente e acabaram sendo cassados! Sarney foi o escolhido, pela ditadura militar, para assumir a liderança política. 

E tem mais, muito mais ...


Sem comentários:

Enviar um comentário