segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Quem é José Ribamar? - Parte 5

http://saladamaejoana.files.wordpress.com/2009/07/sarney.jpg?w=500&h=344
Crie uma legenda criativa (não ofensiva)

Sarney teve atuação destacada durante o regime militar. Ele cresceu, politicamente, sob este regime.

Sarney foi membro da UDN; no Regime Militar foi Presidente da Arena e do PDS. Sempre foi fiel aliado do Governo, apesar  do partido sempre mudar de nome. Sem dúvida, ele é um dos maiores articuladores (politiqueiros) da história da política brasileira.

A sua "eleição" à (vice-) presidência é cheia de histórias.


A morte do Presidente eleito, Tancredo Neves, deixou um grande desgosto para os "vencedores". Afinal, depois de tanto lutarem para estirpar o poder das mãos dos militares e de seus apadrinhados civis, assistem Sarney (um dos maiores beneficiários da ditadura) tornar-se o primeiro presidente civil. 

Quando em 1988, Sarney viu o poder do Governo se esvair, mudou-se para o PMDB, partido nascido e criado na oposição ao Regime Militar, de 1964 a 1986.

José Ribamar, nome de registro de José Sarney, sempre esteve ao lado do poder. Ex-aliado de João Goulart, não pensou duas vezes para mudar de lado, a convite dos militares.

Nos bastidores, Sarney procurou sempre ser discreto. Considero-o um dos principais responsáveis pela total perda de identidade política do PMDB. É o principal responsável por conduzir o PMDB, tradicionalmente de oposição, para o lado de governos de ideologias radicalmente opostas.  É também personagem importante na criação do PSDB, pois aqueles que não suportaram a descaracterização do PMDB decidiram criar uma nova legenda.

http://mesquita.blog.br/wp-content/uploads/2009/07/BL-PL-Humor-Cartuns-Pizza-Collor-Sarney-e-Lula.jpg
Adicionar legenda

O poder da família é tão grande que em frente ao Tribunal da Justiça do Maranhão pode se vislumbrar a grande estátua do patriarca da família, lembrando o grande Júlio César, em Roma. Seu pai, Sr. Ney, deu seu nome ao filho. Conhecido como Sir Ney, passou, ao filho o nome Sarney.

Hoje Sarney só não detém o monopólio da comunicação, no Maranhão, porque existe a internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário