terça-feira, 10 de maio de 2011

Stakeholders: significado e exemplo - Tarefa


Atividade de EAD 362 – Organização, Processos e Tomada de decisão


Nesta atividade você deverá expor um exemplo de uma organização (de preferência pública) ou mesmo de um projeto (de obra, educação, saúde, etc.), demonstrando quais são os principais stakeholders envolvidos e quais interesses eles poderão ter no caso apresentado. Você deve citar ao menos 02 stakeholders do microambiente e 02 do macroambiente. Nesta atividade, você pode se utilizar de experiências pessoais, de casos conhecidos ou mesmo de criações imaginárias de situações possíveis de acontecer.


Solução:

Stakeholder é qualquer indivíduo ou organização com os quais uma empresa se relaciona e que tem interesse nas atividades e projetos que uma organização desenvolve. O conceito de gestão de stakeholders foi desenvolvido para que as organizações reconheçam, analisem e examinem as características de indivíduos ou grupos que influenciam ou são influenciados pelo comportamento organizacional. Essa gestão é feita em três níveis: a identificação dos stakeholders, o desenvolvimento de processos que reconheçam as necessidades e interesses deles, e a construção de relacionamentos com eles. Tudo isso em prol do alcance dos objetivos da organização. Por sua vez, os stakeholders definem as suas expectativas, sentem os efeitos da experiência de relacionamento com a organização, avaliam os resultados obtidos e agem conforme as suas avaliações, reforçando ou não os laços com a empresa. Os stakeholders podem ser classificados em termos de sua 

proximidade com a organização em stakeholders do microambiente e stakeholders do macroambiente. Este modelo é útil para organizações públicas, como é o caso de universidades e hospitais, pois essas organizações apresentam uma quantidade de stakeholders superior às organizações empresariais tradicionais. No caso de uma universidade pública, há o risco de considerar que todos os indivíduos da população sejam stakeholders. Afinal, pelo pagamento de tributos, todos são contribuintes da universidade pública.  Assim, é essencial avaliar a importância relativa dos stakeholders.
Aqui procurei identificar e especificar stakeholders de uma universidade pública. Segue uma tabela com 6 stakeholders relevantes de uma universidade:
Microambiente
Alunos
Corpo Docente
Funcionários não docentes
Macroambiente
Ministério da Educação
Fundações de Amparo à Pesquisa
Ordens Profissionais (OAB, CREA, CRM, etc)


Os alunos dependem da Universidade para receberem sua formação profissional; os professores (corpo docente) são pagos pela universidade para administrarem aulas e realizarem suas pesquisas e os funcionários administrativos têm por função principal darem apoio à atividade fim da universidade, além de serem pagos por ela. Todos estes são considerados stakeholders do microambiente.
O Ministério da Educação tem na universidade seu instrumento de realização de pesquisas e ensino. As FAP´s (Fundações de Amparo à Pesquisa) selecionam e financiam as atividades de pesquisa realizadas na universidade. As Ordens Profissionais recebem os egressos das universidades como novos membros de seus quadros. Todos estes são considerados stakeholders do macroambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário