sábado, 4 de junho de 2011

Sistema Previdenciário - Regime de Repartição e de Capitalização

Explique como funciona o sistema de capitalização e o sistema de repartição, sistemas que são adotados para definir como serão pagos os benefícios aos segurados.




Solução:



A previdência social pública do Brasil utiliza o regime de repartição. Outros países, como o Chile, fazem uso do regime de capitalização.



No regime de repartição, os segurados na ativa contribuem para o pagamento dos benefícios do grupo de segurados em inatividade. Quando aqueles segurados da ativa chegarem à inatividade, novos segurados da ativa estarão contribuindo e arcando com o pagamento destes benefícios e assim por diante.



A redução do número de trabalhadores com carteira assinada e o aumento do número daqueles que trabalham por conta própria inflaram a carga contributiva dos trabalhadores do mercado formal. Sendo assim, se em algum momento houver um grande número de beneficiários (segurados inativos) para um número inferior de segurados na ativa (trabalhadores), ocorrerá um grave desequilíbrio nas contas.



Já no regime de capitalização, cada segurado contribui para o seu próprio benefício futuro. Fica estabelecida, desta forma, uma correspondência entre o custeio e o benefício de cada um. Este regime é uma poupança individual. Ele apresenta a perigosa agravante de que o segurado não controla a aplicação do seu dinheiro. Assim, os recursos podem ser utilizados para outros fins, como o pagamento de dívidas do governo. Este sistema tem certa semelhança com o nosso fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS).

1 comentário:

  1. Se o nosso sistema de Previdência é pelo regime de repartição, deverá ter um controle rígido com relação a paridade entre Contribuintes X Benefíciários. Acreditamos que uma paridade 4 x 1 seria a ideal,ou seja 4 contribuintes pagaria o benefício de 1 Inativo. Então porque o Governo a todo instante mete a mão no nosso Plano de Custeio para atender as suas imcompetencias administativas? Além dos pagamentos de pessoas que nunca contribuiram com o Sistema. O Rombo esta ai..

    ResponderEliminar