quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Logística - VMI - Vendor Managed Inventory




Vendor Managed Inventory (VMI)

VMI é um meio de otimizar o desempenho da cadeia de suprimentos na qual o produtor é responsável por manter os níveis de estoque do distribuidor. O produtor tem acesso aos dados de estoque do distribuidor e é responsável por gerar as ordens de compra. Para tentar tornar o entendimento mais claro passemos a um exemplo. 

Em um modelo típico de negócio, quando o distribuidor precisa de um produto, ele faz um pedido de compra junto ao fornecedor/produtor. Fica, então, sob a responsabilidade do distribuidor decidir o momento e o tamanho do pedido. Também é responsabilidade do distribuidor gerir seus estoques.

Em um modelo VMI, o produtor recebe os dados (por exemplo, via EDI) que lhe informam sobre as vendas e níveis de estoque do distribuidor. O produtor fica responsável por gerar e manter os níveis de estoque do distribuidor. Assim, sob VMI, é o produtor que gera o pedido de compra, não o distribuidor. Deve-se ressaltar que a propriedade do estoque não muda, ela continua sendo do distribuidor. 

É também possível haver estoque consignado, isto é, quando o produtor coloca o produto no estoque do distribuidor mas retém a propriedade do produto. O pagamento só é realizado quando o item for, de fato, vendido.
Alguns benefícios do VMI são:

i)         Aumento da velocidade de processamento e redução de erros nos pedidos.
ii)       Benefício recíproco. É do interesse de ambas as empresas que o consumidor final encontre nas prateleiras o produto que deseja.
iii)      Promoções podem ser facilmente incorporadas nos planos de estoque.
iv)     O produtor pode ver a necessidade potencial de determinado item com tempo para se preparar para atendê-la.







Apesar de suas óbvias qualidades, existem potenciais dificuldades na implantação de sistemas VMI. Deve ser considerada a necessidade de vender a idéia a todos os funcionários. Não basta uma decisão "de cima para baixo" para que o sistema entre em funcionamento satisfatório. Erros podem acontecer, principalmente nas fases de implantação. Por isso, deve existir um forum de negociação (que envolva todos os parceiros) para equacionar estas falhas.

Bibliografia Consultada
http://www.vendormanagedinventory.com/  (visitado em 13 de setembro de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário