sexta-feira, 23 de março de 2012

Projetos: Conceitos e estrutura

Projetos: Conceitos

Baseado em contribuição do colega: Antônio Sérgio Miranda

Conforme Carvalho (2011, p. 24), ..."os projetos, de maneira geral, apresentam características comuns", ou seja, para que um estudo seja considerado um projeto ele deve apresentar simultaneamente as seguintes características:
- ser temporário (deverá ter prazo certo para começar e terminar);
- ser único ( não ser parecido com outros projetos e programas);e
- necessitar de recursos (deverá ter dotação própria e prevista em orçamento).

Dito isso, podemos lançar nossa atenção sobre alguns conceitos que envolvem os projetos. De início podemos afirmar que todo projeto tem um ciclo de vida,isto é, ele é finito: tem início e fim. Dentro deste ciclo, podemos assinalar estágios pelos quais evolui até a sua conclusão. 

O conjunto de fases do projeto é chamado “ciclo de vida do projeto”. De um modo geral, as fases do projeto apresentam as seguintes características:

Iniciação - aqui são feitos os questionamentos, sondagens, levantamentos de dados e conversas com os stakeholders1;

- Planejamento - neste estágio acontece o detalhamento do projeto, nele a ideia começa o tomar forma por meio da elaboração de estudos de viabilidade;

Execução - neste ponto, profissionais capacitados coordenam as atividades previstas e concretizam os estágios do projetos;

Monitoramento - Neste estágio são utilizados os planos elaborados no planejamento que possibilitam comparar os resultados executados no cronograma do projeto. É uma via de mão dupla e a qualidade da informação é de fundamental importância para o sucesso do projeto;

Conclusão do projeto - momento no cronograma previsto para o encerramento do projeto.

Nota 1- Stakeholder é qualquer pessoa ou organização que tenha interesse, ou seja afetado pelo projeto.

Referências:
Carvalho, Claudinê Jordão de. - Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2011.

http://ogerente.com/stakeholder/2007/02/23/o-que-e-um-stakeholder/












Como vimos, um projeto deve ter duração limitada, ser único e depender da alocação de recursos. Há, assim, a necessidade de buscar esses recursos. Para fornecer os recursos, uma entidade patrocinadora de projetos, seja governamental ou não, tem seu formato próprio. Assim, além de um projeto consistente, o gerente do projeto deve informar-se sobre a instituição à qual vai solicitar apoio e apresentar suas idéias de modo claro e objetivo.






Aqui, decidi visitar o site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp (http://www.fapesp.br/176) para verificar qual o formato adequado para a submissão de um PROJETO TEMÁTICO.




A referida entidade explica que o Projeto de Pesquisa deve demonstrar claramente os desafios científicos ou técnicos a serem superados pela pesquisa proposta, os meios e métodos para isso e a relevância dos resultados esperados para o avanço do conhecimento na área. Ela também especifica que para facilitar a leitura pelos revisores o texto deve ser impresso com espaçamento 1.5 e o tipo deve ser “Times New Roman 12” com margens de 3,5 cm à esquerda e 1,5 cm à direita. Recomenda ainda que o projeto seja estruturado conforme descrito no quadro a seguir.



Roteiro sugerido para formatação do Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático



0)Folhas de rosto (duas, sendo uma em português e outra em inglês) contendo título do projeto de pesquisa proposto, nome do Pesquisador Responsável, Instituição Sede e resumo de 20 linhas.


1)Enunciado do problema: Qual será o problema tratado pelo projeto e qual sua importância? Qual será a contribuição para a área se bem sucedido? Cite trabalhos relevantes na área, conforme necessário.


2)Resultados esperados: O que será criado ou produzido como resultado o projeto proposto? Como os resultados serão disseminados?


3)Desafios científicos e tecnológicos e os meios e métodos para superá-los: explicite os desafios científicos e tecnológicos que o projeto se propõe a superar para atingir os objetivos. Descreva com que meios e métodos estes desafios poderão ser vencidos. Cite referências que ajudem os assessores que analisarão a proposta a entenderem que os desafios mencionados não foram ainda vencidos (ou ainda não foram vencidos de forma adequada) e que poderão ser vencidos com os métodos e meios da proposta em análise.


4)Cronograma: Quando o projeto será completado? Quais os eventos marcantes que poderão ser usados para medir o progresso do projeto e quando estará completo? Caso o projeto proposto seja parte de outro projeto maior já em andamento, estime os prazos somente para o projeto proposto.


5)Disseminação e avaliação: Como os resultados do projeto deverão ser avaliados e como serão divulgados?


6)Outros apoios: Demonstre outros apoios ao projeto, se houver.


7)Bibliografia:


8)Planilhas de orçamento, descrição de equipe e cronogramas físico-financeiros:

9) Documentos adicionais necessários para a análise da proposta:

Sem comentários:

Enviar um comentário